sábado, 5 de setembro de 2009

Um por todos, e todos por um!


Vocês, orem assim: Pai “nosso”, que estas nos céus!...(Mt 6, 9a) NVI

Não é muito difícil de entender que é um trecho da oração ou reza mais utilizada por cristão em todo o tipo de religião, seja ele evangélico, católico, dentre outros. Contudo não quero falar de todo o contexto da oração, que em si nos revela muitas coisas e tem sido objeto de estudo de diversos teólogos, psicólogos e filósofos. Ao ler a história “os três mosqueteiros”, entendia que cada um deles deveria se dar pelo outro em favor do outro, na luta de seus ideais e suas vassalagens.
Entender esta oração é entender a vontade de Deus, que sejamos um, para que seu Reino se estabeleça na terra como é no céu e muitas vezes invertemos os valores. Uma das comunidades de Paulo entendeu isso e declaravam que eram parte do corpo de Cristo, e hoje nós também assim o dizemos, mas não temos a mínima idéia do que seja ser “um” ou um corpo. “Deus colocou o seu nome em nós e quando caímos, ou pecamos levamos este nome conosco”, não nos damos conta o que é realmente nossa caminhada da fé, e por muitas vezes criamos atalhos e levamos uma vida desregrada e solitária, e porque não dizer um evangelho careira solo (individualista) ao ler um livro (jardim da cooperação) recentemente entendi alguns princípios de unidade; pode entender que Deus quer um ser humano coletivo.
Deus exige de nós cooperação uns com os outros, de modo que somos responsáveis uns pelos outros (mutualidade cristã: eu sou responsável por você e você e por mim).
Possuímos ministérios diferentes, temos uma vida totalmente peculiar, somos todos uma cooperativa, não importa quem está administrando, pois esta administrando para todos; não importa que esta carregando esta carregando para todos; não importa que esta abrindo o caminho esta abrindo para todos, ninguém está sozinho Deus é o Pai nosso. Mesmo estando em um quarto sozinho para a nossa oração agente entra com os irmãos/ãs.
“A fé cristã é absolutamente gregária, absolutamente comunitária. Não nos entendemos mais como indivíduos isolados. Todo pão é pão nosso; todo perdão é perdão nosso; toda vitória e vitória nossa; todo produto é produto nosso, toda benção é benção nossa e todo resultado é resultado para nós. Porque sabemos que a verdadeira identidade de cada um esta no relacionamento.” (Ariovaldo Ramos)
Precisamos entender que dependemos uns dos outros, só existimos se coexistimos, pois é o outro que diz quem nós somos, nossa identidade esta no outro, nossa identidade também está em Cristo, pois Ele nos rogou ao Pai que possamos ser um, assim como Ele é com o Pai (Jo 17.21). O mundo só irá acreditar nas “boas novas”quando nós entendermos o mistério e o poder da unidade e do relacionamento, devemos aprender e reaprender a viver, reconstruímos nossa identidade com o lema de “um por todos e todos por um!”. Pois este é o lema e o principio da Igreja de Cristo.
Autor: Israel Alcantara da ROcha