domingo, 20 de dezembro de 2009

A Biblia em "Xeque Mate"

"Um livro pode mudar a vida inteira de uma pessoa" (Malcom X)
"Sou um homem de um Livro [Bíblia Sagrada] só..." (John Wesley)



“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 2.16-17)

Peguei recentemente uma revista super-interessante já antiga com o titulo: “Bíblia, palavra de Deus ou escrita por homens?” Tentando denegrir ou desmistificar as Sagradas Escrituras, tentando explicar a fé através da ciência. Tolice, ou melhor sendo mais claro, pessoas desocupadas.
Na verdade percebi que no ano deste fascículo outras revistas trouxeram o mesmo assunto tentar por a Bíblia em “cheque mate”.
Bom vou tentar contra argumentar ou argumentar junto sobre a Biblia, primeiro realmente quero afirmar que a Bíblia foi escrita sim, por pessoas como eu e você e me estranharia se fosse escrita por um cachorro ou uma girafa quem sabe, mas Deus já até usou uma mula pra falar por que não usaria um homem ou mulher para escrever seus conselhos.
Em segundo lugar a Bíblia é um livro de conselhos “divinos”, podemos dizer assim, fonte de “inspiração” de Deus para seus filhos/as, fonte de inspiração do eterno para alguns pobres mortais (Sl 119.105), que tem como intenção conduzir todos os seus leitores que vivem tortuosamente para caminhos de vida e de luz.
Em terceiro a bíblia é um mistério até hoje não é possível analisá-la somente cientificamente pois é uma coetânea de livros que apenas retrata a fragilidade humana, seus autores diversos diante das circunstâncias diversas, demonstraram que a revelação das verdades eternas, podiam se dar dentro de contextos geográficos, sociais e culturais distintos.
As Sagradas Escrituras revelam também a encarnação do divino, assim mostrando que Deus se fez pequeno como nós para nos demonstrar que é possível ser melhor, e com isso deixou de ser apenas uma especulação filosófica ou religiosa, e nisto esta sua singularidade. Diante disto faço algumas perguntas sobre a Bíblia:
Ela é a palavra de Deus?
Ela contém a palavra de Deus?
Ela se torna a palavra de Deus?
Neste mundo sedento por esperança, a Bíblia pode se tornar um manancial de vida, desde que volte a ser o livro de cabeceira que alimente a vida devocional e o alicerce dos princípios que nortearão as decisões do dia-a-dia.

“a Bíblia não diz o que é felicidade, mas que tipo de gente é feliz.” (Ariovaldo Ramos)


“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hb 4.12)
Autor: Israel Alcantara da ROcha

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Discipulado = aprendizado!


"Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido n'Ele: Se vós permanecedes em minhas palavras, sois verdadeiramente meus discipulos" (Jo 8.31) RA


O termo discipulo vem da palavra grega "mathetes" que significa aprediz, o discipulo é o que segue tanto os ensinamentos como o professor. Quando Cristo convidava alguém Ele convidava a segui-lo, e isso implica que seguir é estar onde ele esta, ir aonde Ele quer ir, também implica em ouvir e praticar seus ensinamentos.Hoje em dia vemos muitas pessoas seguindo seus discipuladores e não seguindo a Cristo, e isso me entristesse muito, saber que os deuses estão formando seus panteões e Cristo ainda hoje esta chamando a segui-lo.Para sermos discipulos devemos "ouvir" (a fé vem pelo ouvir) e sempre aprender e estar prontos a aprender, ou melhor prontos não, inacabados pois e existem etapas para nos tornamos discipulos:
1- Devemos crer n'Ele
2- Permanecer em seus ensinamentos
3- sois verdade-ira-mente/ ser verdade, irar-se contra o pecado e renovação da mente [meus discipulos].
Discipulado é aprendizado é sinonimo de crescimento não númerico e sim qualitativo e pessoal, que por sua vez resulta em milagres pessoais, devemos sempre aprender o que é discipulado pois é a chave do Reino de Deus, como Jonh Wesley declara como se é dada ação do discipulo:
"Da-me dez homens, que nada odeiem senão o pecado, que nada temam se a Deus e que nada busquem senão almas perdidas e eu transforamei o mundo em chamas" (Jonh Wesley)



Autor: Israel Alcantara da ROcha

O mal e a maldade...



"Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem" (Rm 12.21)

“Se Deus é bom e Todo-poderoso por que não acaba com o mal? Ou é bom, mas não é todo-poderoso mas não é bom.” (Frase atribuída a Epicuro – Filósofo grego)

"O Mal, como proposto nessa frase, não existe. O mal como ente só existiria se um ser absoluto o assumisse como seu caráter.
O mal que existe é a maldade, que é um desejo, uma decisão,
um comportamento.
Coisa de criatura, não de criador.
Para Deus acabar com o mal tem de acabar com os maldosos.
Para acabar com os maldosos ele pode optar pela aniquilação
ou pela conversão.
Se optar pela conversão tem de oferecer o perdão.
Para oferecer o perdão tem de assumir o ônus cobrado pela justiça". (Ariovaldo Ramos)


Sabemos que fomos criados, todos nós fomos criados para louvor da glória de Deus, mas durante este processo de transformação e de justificação pela fé através de Cristo somos tentados e inclinados para todo o tipo de ação malidicente que nos atrai através de nossa cobiça e ego-ismo ou ego-centrismo e porque não dizer nossa ganância exacerbada.

Nenhum tipo de maldade vem de Deus, nenhum mal vem de Deus, pois Deus nosso pai das luzes é amor, não compactua com nenhuma tendencia ou inclinação para o mal, não existe forma ou essência do mau em Deus nem em sua dinvidade.

Agora como seres humanos que somos fracos e tolos podemos optar por qual das atitudes (Bem x Mal) devemos tomar a cada dia e a cada momento, dentro de nós esta a chave da vida e esta em nossas mãos a chave do poder da decisão, pois como já ouvimos: "mal é a ausência do BEM, como o frio é a ausência do calor e a mentira é ausência da verdade". Isso comprova que não somos absolutos nem completos mas Deus em sua plenitude escolhe dar-nos escolhas o que podemos chamar de livre-arbitrío contra o mal, o melhor contra a maldade que esta em cada um de nós e que podemos provocar. Como podemos observar não tem nada a ver com o "ying e yang", pois no Divino e Supremo não possui maldade e sim todo sinal de vida e de amor, nem o mal possui sinal de bondade mas em nós seres inferiores que estamos em um processo de evolução (Quenosis) e de transcendência a maldade esta a nossa volta e por que não dizer sendo causada em nós e através de nós.
A fé cristã, porém realmente segue outra lógica. Deus soberanamente decide valorizar as pessoas como seus cooperadores/as com Ele na construção da história. O mal, portanto, é inerente à liberdade que Deus soberanamente decidiu conceder aos humanos, existe simultaneo ao bem.
No espaço dessa contigência, o bem e o mal não são apenas possiveis, como podem ser potencializados e anulados pelo arbitrio dos filhos/as de Deus.
"Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus". (3Jo 1.11) ARA
"Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a". (1Pe 3.9) ARCF


Autor: Israel Alcantara da ROcha