domingo, 28 de junho de 2009

2ª Vinda de Cristo: Verdade ou Desafio?


"Então aparecerá um sinal do Filho do homem, e toda as nações da terra e lamententarão e verão o Filho do homem vindo com grande poder e glória." (Mt 24,30) "Ele vem com as nuvens e todo olho verá..." (Ap 1,7)

Um dia destes convidei um amigo e sua familia para comermos juntos pizza, e logo após comermos sentamos ao redor da sala e começamos a conversar, nisto irrersivelmente surgiu assuntos teológicos. Lembrei-me dos momentos do ensino médio onde sentavamos em roda para brincar de "verdade ou desafio" e em um destes assuntos me chamou a atenção ele disse:
- "não quero que Jesus volte agora! Pois muintas pessoas que conheço não subiriam com Ele.
Também não creio que Jesus vai voltar num cavalo branco, capa de sangue etc. Como está escrito no Apocalipse, pois o Judeus tinham um esteriótipo do Messias e Eles estão esperando até hoje e Ele veio, difente do esperavam e nós como vamos ver..."
Eis ai uma pergunta intrigante que a maioria das pessoas ficam preocupadas principalmente os cristãos, Cristo vai voltar, sim ou não?
Faço minhas as palavras do teológo Karl Barth: "Jesus Cristo veio pela primeira vez na encarnação, e depois pela segunda vez na ressurreição, veio outra vez no pentecostes, uma quarta está presente na igreja que é seu corpo e além dessas, Jesus Cristo vem todas as vezes que um pecador se arrepende e se reconcilia pessoalmente com Ele."
Também acredito que Cristo virá consumar o reino de Deus no fim da história mas essa seria a quinta ou sexta vinda de Jesus. Porém estamos acostumados a ouvir afirmações simplistas do tipo Jesus veio quando nasceu (1ºvinda) se foi após a sua ressurreição e virá em truinfo no fim (2ºvinda). Mas iso é muinto complicado e o que fazer com versiculos como estes?
"Eis que estou convosco até a consumação dos séculos...(Mt 28.20)"
"Eu o Pai vivemos e faremos nele morada..."(Jo 14,23)
"Anunciando em todas as Nações..."(Mt 24,14)
O que fazer com o livro de Atos que registra as coisas que Jesus continuou fazendo após sua ressurreição e ascenção? Pois o que testemunhamos no dia de Pentecostes é nada menos, senhoras e senhores do que a volta de Cristo.
Jesus dissera que a sua vinda seria vista num instante do Oriente ao Ocidente, e aqui estão todos: da Pártia, da Pérsia, de Elã, residentes da Mesopotâmia, na Judeia, na Capadócia, em Ponto, na provincia da Ásia, da Frígia, da Panfilia, do Egito e dos distritos da Líbia ao redor da cidade de Cirene, romanos residentes, tanto judeus de nascimento quanto convertidos ao judaismo, de Creta e da Arábia - sendo tocados por Ele e contemplando seu esplendor.
É por isso que Jesus insistia ser necessario que ele fosse, isto é, não permanecesse neste mundo fazendo no nosso lugar o que não eramos capazes de fazer, e por isso que Ele assegurava que seus discipulos fariam maravilhas maiores do que Ele ja havia feito. Era está a sua promessa, era este o seu plano. Não devemos ficar olhando para o céu (como varões galileus) aguardando a volta de Cristo, porque o Pentecostes em Atos explica-nos sem rodeios que Ele voltou imediatamente. A volta de Cristo em Atos somos nós!
O que fazer com APOCALIPSE capitulo 21,1-4 que em vez de dizer que vamos para o céu diz que o céu vem a nós? Devemos joga-los fora? Creio que não , e não devemos nos ater a literalismos isolados, sem compreender o sentido mais amplo de suas narrativas, fatos, fenômenos em suas multiplas dimensões e implicações.
Portanto devemos entender que se trata de uma "escatologia inaugurada" estabelece uma tensão "entre o já e o ainda não" da salvação, o já (2Co 6.2) e o ainda não (Rm 8,24). Não é errado afirmar que o Reino de Deus já veio ou ainda está por vir. Já chegou (Lc 11,20) venha o teu Reino (Mt 6.10).
Quando falamos da 2ª vinda dizemos de sua vinda novamente vizivel vista em verdade a transformação dos vivos e a ressurreição dos mortos. Quando será a proxima vinda eu não sei mas ela se torna um desafio, para não ser uma distração que nos impeça de buscar uma relação com Cristo aqui e agora. Negar a vinda de Cristo no fim da história é negar a verdade e não aceitar o desafio, esvaziando a fé crstã de uma utopia do Reino Eterno de Deus negando a promessa de um novo céu e uma nova terra, negando a esperança de um mundo melhor.

Autor: Israel Alcantara da ROcha

Nenhum comentário: