sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sobre Anjos e Demônios.


“Crês tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem”. (Tiago 2.19)

Interessante o filme “anjos e demônios” baseado no livro de Dan Brown o mesmo escritor do best seller “Código Da’Vinci”, observando sempre que o filme é do diretor e o livro é do escritor, não li nenhum dos dois livros do autor, porém tive a oportunidade de assistir o filme, onde o tema me chamou muito a atenção despertando em mim uma curiosidade espiritual acerca da idéia deste filme.
Anjos e demônios é um filme fantástico eu recomendo! E este assunto sempre me cativou a ponto de estudar sobre angeologia e demonologia e a Bíblia está repleta destes coadjuvantes tanto quanto no Novo Testamento (anjos com mais freqüência) como Antigo Testamento (demônios com mais freqüência). A Bíblia explica que tanto no ministério angelical, como no diabólico existe uma hierarquia que é a seguinte: serafins – para adoração e culto, querubins – guardam o sagrado, arcanjos – lutam pelos propósitos divinos. Todos são Espíritos ministradores que fazem progredir o ministério de Jesus e de sua igreja. Os demônios também são anjos porém caídos enganados e instrumentos da rebelião de satanás: principados e potestades – príncipe do estado, espíritos maus.
Ao entender a etimologia da palavra anjo “mal’ak” no hebraico traduzido por mensageiro humano ou divino, interpretado no grego por “angelos”, sua raiz é muito próxima de “nabi” profeta. O mensageiro e aquele que traz uma mensagem o qualquer tipo de mensagem, os anjos caídos são portadores das mensagens maléficas e diabólicas. Demônios são o oposto de anjos, como homens bons são o oposto de homens maus.
Este texto não é uma sinopse do filme “anjos e demônios” o filme passa uma idéia inovadora que me fez refletir muito, o filme não mostra nenhum anjo ou demônio além das estatuas do vaticano, não demonstra possessões demoníacas como a do exorcista. Mas mostra atitudes angelicais e atitudes demoníacas das pessoas.
Muitas vezes esperamos do céu atitudes: milagrosas, de adoração, lutar por propósitos divinos, culto, guardar o sagrado, sobrenaturais e angelicais mas essas atitudes devem partir de nós e não de seres celestiais mandados por Deus. Isso não quer dizer que não acredite em anjos, mas não devemos depender deles para fazer a vontade de nosso Deus.
Anjos maus (demônios) como maus homens são muito práticos. Seus motivos são dois conforme C.S Lewis nos ensina: “o medo do castigo e uma espécie de canibalismo espiritual”. Este canibalismo é uma espécie de fome onde os demônios desejam as almas humanas e as almas uns dos outros (legião). O que o filme demonstra é o que hoje me preocupa, diabos enquanto arquétipos e não enquanto entidades, pois quando a disputa entre espíritos fortes e fracos o Espírito de Cristo é insuperável, não temo a espíritos imundos e sim temo o meu próprio espírito, pois sei que se não vigiar como qualquer criatura do universo posso me demonizar (exercitar minha vontade contra o amor de Deus, “que é verdadeira mensagem divina”).
Assim como no filme posso me tornar um canibal espiritual desejando viver apenas na dimensão do meu ego tentando sorver tudo a minha volta para chamar de “eu” e “meu”. Creio que existem demônios, mas antes de sermos influenciados por eles, somos influenciados pelos nossos desejos e egoísmo e pela influencia do mundo (capitalismo, consumismo exacerbado), e sempre damos crédito ao diabo por tudo.
Deus não criou o diabo, e sim lúcifer, e lúcifer por sua vez criou o diabo ele não tem a mesma essência nem o mesmo poder de Deus, o diabo não é o oposto de Deus. Não existe perfeita maldade, pois todo tipo de perfeição vem de Deus. O que me deixa preocupado tantos cristão acreditam e crêem em Deus, porem não tem o temor (sentimento de respeito e reverência) nem tremem (variar rapidamente de intensidade, cintilar e tremeluzir) diante Dele. Que possamos entender que podemos ter dois tipos de atitudes: demoníacas e angelicais, qual você que ter? A qual você determinar irá guiar o teu destino.
Autor: Israel Alcantara da ROcha

O Cristo dos caminhos.


OS QUE ME AMAM estão em todos os sistemas que existem. São budistas, mórmons, batistas ou muçulmanos, democratas, republicanos e muitos que não votam nem fazem parte de qualquer instituição religiosa. Tenho seguidores que foram assassinos e muitos que eram hipócritas. Há banqueiros, jogadores, americanos, iraquianos, judeus e palestinos. Não tenho desejo de torná-los cristãos, mas quero me juntar a eles em seu processo para se transformarem em filhos e filhas do Papai, em irmãos e irmãs, em meus amados.- Isso significa que todas as estradas levam a você?De jeito nenhum - sorriu Jesus enquanto estendia a mão para a porta da oficina - A maioria das estradas não leva a lugar nenhum. O que isso significa é que eu viajarei por qualquer estrada para encontrar vocês. William P. Young em "A Cabana"

Jesus Cristo não é aquele que tem vários caminhos, Ele é o caminho! Que rompe obstáculos para chegar até você de alguma forma e tabernacular com você, tornando você mais humano, livre, humilde, amável, responsável, solidário/a enfim mais filho/a. Ele deseja ardentemente um encontro real e intenso com você aonde quer que você esteja.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (Jo 14.6)

Autor: Israel Alcantara da ROcha

Falsos profetas....basta de Dinheiro!


“Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.” (ITm 6.5)


Novamente foi retomado os escândalos da “IURD” e de alguns de seus pastores, em uma das reportagens da globo, foi mostrado até um contrato assinado por Jesus Cristo.
Chega não precisamos de igrejas mercenárias e de pessoas que escandalizem o evangelho do Reino do céu, precisamos de um evangelho de doação e não de perdição ou indulgências, a salvação é gratuita, a graça é gratuita, a fé é um dom; nada disso deve ser comprado e sim doado pelo Doador da vida, aqueles que o buscam em espírito e verdade.
Mas não culpo somente as igrejas, culpo também as pessoas que se deixam ludibriar-se com este tipo de extorsão; alerto aos leitores deste texto que crer também é pensar e ter fé é não deixar se levar por qualquer promessa humana, cuidado com os falsos profetas, a maior promessa já foi feita a mais de dois mil anos atrás em uma cruz. Deus não quer o seu dinheiro, o desejo Dele é maior Ele quer você! Vejamos o que nos diz o escrito dos apóstolos:
11.4 Qualquer apóstolo que vier até vocês não deve permanecer mais do que um dia, até dois se for necessário; se permanecer três dias, é falso profeta.11.5 Ao partir, não leve o apóstolo mais do que comida, até encontrar abrigo novamente. Se pedir dinheiro, é falso profeta.11.7 Nem todo aquele que fala no Espírito é profeta, mas apenas aquele que tem a conduta do Senhor.11.10 Se o profeta que ensina a verdade não age de acordo com o seu ensino, é falso profeta.11.12 E qualquer um que afirmar no Espírito “dê-me dinheiro”, ou qualquer outra coisa, não lhe deem ouvidos. Versos avulsos do Didaquê, um dos documentos mais antigos do movimento cristão. Estima-se que o Didaquê tenha sido escrito antes das cartas de João e do livro de Apocalipse, e talvez ainda antes de outros livros do Novo Testamento.

Autor: Israel Alcantara da ROcha