sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sobre Anjos e Demônios.


“Crês tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem”. (Tiago 2.19)

Interessante o filme “anjos e demônios” baseado no livro de Dan Brown o mesmo escritor do best seller “Código Da’Vinci”, observando sempre que o filme é do diretor e o livro é do escritor, não li nenhum dos dois livros do autor, porém tive a oportunidade de assistir o filme, onde o tema me chamou muito a atenção despertando em mim uma curiosidade espiritual acerca da idéia deste filme.
Anjos e demônios é um filme fantástico eu recomendo! E este assunto sempre me cativou a ponto de estudar sobre angeologia e demonologia e a Bíblia está repleta destes coadjuvantes tanto quanto no Novo Testamento (anjos com mais freqüência) como Antigo Testamento (demônios com mais freqüência). A Bíblia explica que tanto no ministério angelical, como no diabólico existe uma hierarquia que é a seguinte: serafins – para adoração e culto, querubins – guardam o sagrado, arcanjos – lutam pelos propósitos divinos. Todos são Espíritos ministradores que fazem progredir o ministério de Jesus e de sua igreja. Os demônios também são anjos porém caídos enganados e instrumentos da rebelião de satanás: principados e potestades – príncipe do estado, espíritos maus.
Ao entender a etimologia da palavra anjo “mal’ak” no hebraico traduzido por mensageiro humano ou divino, interpretado no grego por “angelos”, sua raiz é muito próxima de “nabi” profeta. O mensageiro e aquele que traz uma mensagem o qualquer tipo de mensagem, os anjos caídos são portadores das mensagens maléficas e diabólicas. Demônios são o oposto de anjos, como homens bons são o oposto de homens maus.
Este texto não é uma sinopse do filme “anjos e demônios” o filme passa uma idéia inovadora que me fez refletir muito, o filme não mostra nenhum anjo ou demônio além das estatuas do vaticano, não demonstra possessões demoníacas como a do exorcista. Mas mostra atitudes angelicais e atitudes demoníacas das pessoas.
Muitas vezes esperamos do céu atitudes: milagrosas, de adoração, lutar por propósitos divinos, culto, guardar o sagrado, sobrenaturais e angelicais mas essas atitudes devem partir de nós e não de seres celestiais mandados por Deus. Isso não quer dizer que não acredite em anjos, mas não devemos depender deles para fazer a vontade de nosso Deus.
Anjos maus (demônios) como maus homens são muito práticos. Seus motivos são dois conforme C.S Lewis nos ensina: “o medo do castigo e uma espécie de canibalismo espiritual”. Este canibalismo é uma espécie de fome onde os demônios desejam as almas humanas e as almas uns dos outros (legião). O que o filme demonstra é o que hoje me preocupa, diabos enquanto arquétipos e não enquanto entidades, pois quando a disputa entre espíritos fortes e fracos o Espírito de Cristo é insuperável, não temo a espíritos imundos e sim temo o meu próprio espírito, pois sei que se não vigiar como qualquer criatura do universo posso me demonizar (exercitar minha vontade contra o amor de Deus, “que é verdadeira mensagem divina”).
Assim como no filme posso me tornar um canibal espiritual desejando viver apenas na dimensão do meu ego tentando sorver tudo a minha volta para chamar de “eu” e “meu”. Creio que existem demônios, mas antes de sermos influenciados por eles, somos influenciados pelos nossos desejos e egoísmo e pela influencia do mundo (capitalismo, consumismo exacerbado), e sempre damos crédito ao diabo por tudo.
Deus não criou o diabo, e sim lúcifer, e lúcifer por sua vez criou o diabo ele não tem a mesma essência nem o mesmo poder de Deus, o diabo não é o oposto de Deus. Não existe perfeita maldade, pois todo tipo de perfeição vem de Deus. O que me deixa preocupado tantos cristão acreditam e crêem em Deus, porem não tem o temor (sentimento de respeito e reverência) nem tremem (variar rapidamente de intensidade, cintilar e tremeluzir) diante Dele. Que possamos entender que podemos ter dois tipos de atitudes: demoníacas e angelicais, qual você que ter? A qual você determinar irá guiar o teu destino.
Autor: Israel Alcantara da ROcha

Nenhum comentário: