quinta-feira, 5 de novembro de 2009

"Por que dEle por Ele para Ele são todas as Coisas




“Assim, quer vocês, comam, bebam ou façam qualquer coisa, façam tudo para a glória de Deus” NVI (ICo 10.31)

Vivemos em um mundo cercados por coisas, pessoas e eventos, com os quais estamos sendo envolvidos ou deixamos nos envolver. Conforme Mia Couto este envolvimento com as pessoas, coisas e eventos pode definir nossa identidade.
Quem nunca ouviu a frase “ninguém é feliz sozinho”, a vida é centrada em si mesma é o próprio inferno aqui na terra, por exemplo “eu fiz, eu consegui, eu conquistei, tudo pra mim tudo eu!”.
O apostolo ao escrever esta 1º carta aos Coríntios, conseguiu entender que uma vida que glorifica a Deus é uma vida de partilha e de doação que envolve pessoas, coisas e ventos, pois tudo provem de Deus. De que adianta ter carro de ultima geração, uma casa com um belo desing, você terá coisas, mas não adianta ter se não tem com quem compartilhar.
Creio que assim é o céu algo que vem de dentro pra fora, sai de mim e vai pro mundo, de mim para o outro, e especialmente de mim para Deus e quando vamos a Deus Ele nos manda de volta para o outro, o próximo e para o mundo. Pois qual seria o sentido de um bolo não fatiado, e não partido, todas as coisas que ficam retidas para uma satisfação egoísta apodrecem.
Precisamos entender que nós somos a roupa que vestimos, o cônjuge que amamos, o trabalho que realizamos, a casa onde moramos, ou a casa em que nós mora, pois isso é a vida: são os que somos, somos os que são; abra mão disto e terá desistido da vida, se as coisas ficarem fora de você será excluído.
Paulo nos ensina façamos todas as coisas como se fizéssemos para Deus, então tudo ganhará sentido pois “nEle somos, nos movemos e existimos” (At 17.28). E porque dEle por Ele e para Ele são todas as coisas (Rm 11.36).
Conscientes disto entregamos tudo a Deus e Ele entregará tudo a nós, o prazer de Deus é nosso prazer, dizemos a Deus: “tudo o que tenho é teu!” e Ele responde: “tudo o que tenho é teu!”. As coisas não são um fim, em sí mesmas, o sentido da vida não esta no depois, mas no enquanto, precisamos valorizar cada momento da vida com Cristo e em Cristo, e viver isto como dádiva do alto, pois é melhor do que viver a vida como conquista, pra você o que é melhor “dá-nos o pão de cada dia” ou “com o suor do meu rosto coloquei o pão em minha mesa?”
Não estou insentando você do trabalho de suas mãos, nem o suor do teu rosto, mas fazer com que você reconheça que através do teu trabalho você desfruta Deus, através das coisas você desfruta Deus, e que nos relacionando com pessoas estamos nos relacionando com Deus, enfim relacionando-nos com projetos, bens e outras tantas coisas “Deus está conosco”! Pois a melhor maneira de homenagear uma cachoeira é tomando banho nela. Desfrute as coisas boas da vida vendo Deus nelas e Ele está nelas pois Ele as criou, pois o sentido da vida esta na própria vida.


O que suas mãos fazerem façam com toda a sua força (Ecl.9.10)
Autor: ISrael Alcantara da Rocha

Nenhum comentário: