terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Injustiça dos Humanos e a Justiça de Deus!



"Descobri que todo trabalho e toda realização surgem da competição que existem entre as pessoas. Mais isso também é absurdo, é correr atrás do vento. O tolo cruza os braços e destrói a própria vida. Melhor é ter um punhado com tranqüilidade do que dois punhados à custa de muito esforço e de correr atrás do vento”. (Ecl 4. 4-6)

A injustiça sempre foi algo problemático pra mim, nunca consegui entender direito este negócio, não consigo conceber porque Deus sendo Justo permite tanta injustiça em nosso meio? Aceitar isso é difícil e ainda é.
Sempre procurei compreender qual é a justiça dos homens e qual é a justiça de Deus, será que são as mesmas coisas? Bom, não tenho todas as respostas e nem almejo telas, porém encontrei algumas respostas ou pensamentos que aquietaram meu coração e quero compartilhá-las com você que também possui duvidas acerca destas questões:
1º A injustiça se manifesta através do desfrute do trabalho alheio: o alguém que construiu um império, guardou todos seus recursos, efetuou todas as suas realizações, foi um empreendedor e partiu desta para uma melhor ou pior quem sabe? E outra pessoa que nunca mexeu um dedo para construir isso, se for uma pessoa sem juízo, o patrimônio adquirido vai virar pó. Isso é vaidade!
2º A injustiça se manifesta quando os agentes da justiça tornam-se injustos: é a inversão de papeis e porque não dizer atitudes. Por trás dos poucos traficantes que aterrorizam o morro, estão os homens fardados, e por trás deles, o chefe de policia, o secretário de justiça, e o governador. O maior desespero é que os próprios agentes da suposta justiça se incumbem de pervertê-la, onde o justo é corrompido e vendido ao injusto.
3º A injustiça se manifesta quando a hierarquia perpetua a injustiça: isso acontece quando o “de cima sobe e o debaixo desce”, por exemplo: o abuso de poder , quando uma pessoa é oprimida pelo seu superior e oprime as outras. Não tem coragem de dizer não para o chefe, então esmaga quem esta embaixo e diz que apenas estava seguindo ordens.
4º A injustiça se manifesta quando os virtuosos são derrotados pela maldade: um velho ditado anarquista declara: “nenhum homem conquista o poder, o poder conquista o homem”. Quando a maldade vence a virtude, a injustiça está presente. E convivemos com a realidade de dizer: “era honesto, começou bem, mas foi corrompido no meu dos maus; era sábio e se tornou tolo”.
5º A injustiça se manifesta quando os bons morrem mais cedo: não é necessário muitas palavras para descrever isso, parece incrível, mas não temos a impressão que os ímpios vivem mais que os justos? E isto não é injusto?
6º A injustiça se manifesta através da escassez de justos: vivemos em um mundo onde a injustiça esta generalizada; é regra em vez exceção. A justiça deveria ser a regra e a injustiça, exceção. Todas estas alternativas são apenas uma síntese de muitos outros exemplos, o livro de Eclesiastes não é um livro que simplesmente afirma a realidade como ela é, mas que em suas afirmações contém o antídoto contra o veneno que nos mata. Ele nos convida a vencer a injustiça, e vencê-la dentro de um mundo justo.
O versículo acima é uma proposta radical para nossos dias: competir menos, conquistar menos, e viver mais. Pode parecer um convite a preguiça mais não é. Afinal o tolo destrói a sua própria vida, ou seja, sua preguiça é um lento suicídio. Tolo é aquele que não se esforça, não trabalha e só consome. Quem se contenta com o que tem é mais sábio do aquele que vive se consumindo de inveja e desejando o que não tem.
Não só o preguiçoso mais também aquele que exagera na medida do esforço para ganhar dinheiro também é tolo, para o Eclesiastes o tolo é igual a correr atrás do vento. Obter dois punhados com esforço exagerado se é possível viver com tranqüilidade tendo apenas um punhado ou seja você quer sempre ter mais que o outro. A competição dá mais trabalho que o próprio trabalho. Este versículo apresenta que não adianta possuir e não poder usufruir e que isto é uma estupidez se consumir para ter mais, e não ter tempo e ânimo sequer para desfrutar o que se tem. A forte tendência nesse mundo injusto, nessa sociedade competitiva, é entrarmos na roda do mercado, talvez você possa se satisfazer com menos.
O Eclesiastes também nos ensina algumas ferramentas contra a injustiça:
1º Adotar a cooperação em detrimento do isolamento: é melhor estar acompanhado do que sozinho “melhor serem dois” (4:9) não só a parceria conjugal mas amizade, pois vivemos em um mundo cada vez mais individualista e solitário, hoje pessoas são trocadas pelo virtual e por animais de estimação, é melhor serem dois pois na luta contra o mau, será maior a chance de ter êxito. Melhor é a cooperação do que o isolamento.
Realização em detrimento a reputação: o que é melhor deixar para as gerações vindouras? Creio que uma auto-imagem consolidada, instrução e talento lapidado, a capacidade de se virar na vida e de produzir riquezas, talvez seja melhor deixar de mim mesmo do que deixar patrimônio, porem todos nos sabemos o lugar do patrimônio, pois o verdadeiro rico é aquele que consegue produzir riqueza, agora depende de você o que se interpreta por riqueza (4:13-16).
Diversão em detrimento da acumulação: considerando que você vive em um mundo injusto, construa se der para construir. Fique rico se for possível, mas não deixe de se divertir, não caia em armadilha de correr atrás de dois punhados. Contente-se com um só e viva! Não deixe de se realizar como pessoa, só para ter mais que seu vizinho ou cunhado... e por ultimo...
Satisfação em detrimento da competição: não entre em competição mercantilista, ou se preferir a ciranda competitiva do mercado e não tente ganhar sozinho. Reparta, compartilhe, invista no seu potencial de gerar riquezas, jamais descanse nos louros que você conseguiu gerar um dia. Produza sempre, morra trabalhando. Não sei você mais eu quero mesmo morrer trabalhando, produzindo, dando de mim e abençoando pessoas.
Talvez você que leu estes conselhos que o Eclesiastes nos deu, ache ainda que a vida não tenha nada a ver com isso, mas talvez possa concordar que a injustiça que há no mundo não veio de Deus e sim de nós os seres humanos, Deus continua sendo justo e um Deus de amor que nos ama.
Você deve estar se perguntando em que a justiça de Deus se difere da dos homens a resposta esta em Mateus 20:1-16:
Justiça de Deus = Trata todos iguais, mesmo sendo diferentes uns dos outros

Justiça do homem = Trata diferente cada um, conforme suas peculiaridades, isso é uma injustiça. Realmente está justiça é cega!


Vaidade das vaidades... tudo é vaidade. (Ecl. 12.12)

Autor: ISrael Alcantara da Rocha (baseado no livro mais mal-humorado da Biblia de Ed R. Kivitz)

Um comentário:

Ever.TON disse...

... é uma proposta radical para nossos dias: competir menos, conquistar menos, e viver mais. Pode parecer um convite a preguiça mais não é. Afinal o tolo destrói a sua própria vida, ou seja, sua preguiça é um lento suicídio. Tolo é aquele que não se esforça, não trabalha e só consome. Quem se contenta com o que tem é mais sábio do aquele que vive se consumindo de inveja e desejando o que não tem...

Profético!

Vivemos na era da ganancia. Restaurantes FASTFOOD produzem seus produtos (lanches,batatas,etc) com prazo de validade curto.
E se não venderem o que se faz? Descarta-se.

Cara que raiva dá disso. E eles ainda tem a cara de pau de colocar Slogans do tipo "Amo muito isso tudo".

Precisamos adotar realmente uma postura radical, para que tudo isso mude.

Fico angustiado contudo isso.
"Miseráveis homens que somos".

Há milhares de pessoas Morrendo de fome enquando há desperdicio de alimentos. O que esse povo tem na cabeça?

Que Deus nos conceda a graça do "pão nosso de cada dia".

"...Misericordia quero..."

Amós 5
21 Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro.
24 Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso

(vide esses videos http://tonofgod.blogspot.com/2009/11/um-sistema-que-precisa-ser-jogado-no.html)