terça-feira, 28 de julho de 2009

H1N1 (O vírus)


“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. (Rm 6:23)

Ao ver os noticiários, e andar em alguns ônibus e metros no caminho para o trabalho, vendo pessoas com mascaras percebi que atualmente no Brasil chegou o vírus “influenza” H1N1 como é mais conhecido, muitas mortes já foram causadas por este vírus, e há casos graves em São Paulo. Este é um vírus tão poderoso que esta matando pessoas de diversas idades, crianças, adultos e idosos. Não escolhe cor, raça e status social. Ele está no ar do nosso Brasil, totalmente invisível.
Mas o que é um vírus? Nosso bom Aurélio nos ajuda: na informática, é um programa criado para se reproduzir em contato com outros programas e softwares do sistema operacional, provocando efeitos indesejáveis, até mesmo a destruição total dos dados do disco rígido do computador.
Contudo no ser humano é um micróbio responsável por doenças contagiosas. O vírus é filtrável, micróbio invisível ao microscópio comum, cuja sua dimensão é de 20 a 300 milimícrons, e que atravessa os filtros de porcelana, determinando certas afecções no humano, nos animais, nos vegetais. Os vírus se desenvolvem unicamente no interior de células vivas. [com a capacidade de tentar destruir célula por célula].
Bom este texto não é um dado médico, e nem pretende esta ousadia, mas quero chamar a sua atenção para o que o apóstolo Paulo escreveu na carta aos Romanos, que a recompensa ou o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna. Não quero dizer que as pessoas que morreram por algum vírus letal, foi causado pelo pecado, pelo contrário precisamos entender melhor o que é o pecado.
Pecado: o pecado está ligado e restrito a atos e práticas "o que fazemos ou deixamos de fazer", o pecado é um estado de ser, uma inclinação, uma disposição interior, uma tendencia para o mal. O pecado anestesia, ilude, drena, bestializa e desumaniza, nos faz auto-suficiente.
O pecado é como um vírus, como o “H1N1” ele é invisível esta no ar e qualquer pode ser infectado por ele até a morte, e as causas da morte podem ser diversas: morte espiritual (desanimo, tristeza, depressão e todo tipo de doença psicossomática), morte física (destruição e degradação total da matéria), morte eterna (sheol - hades, lugar do silêncio e do esquecimento). Possuímos uma natureza caída, pecadora que está propensa a ser infectada, desolada e destruída, por este vírus que esta cada vez mais forte no mundo em que vivemos, e nas pessoas a nossa volta, sendo “influeza” influenciada pelas forças do mal, que dia e noite tentam engolir a humanidade na anômia deste mundo, pois se fortalece com o passar dos anos no egoísmo, no egocentrismo, na atrocidade da cobiça e na crueldade. Temos uma luta constante contra nós mesmos, contra o mundo e contra as forças diabólicas, que tentam nos destruir.
Realmente o que me preocupa não é o H1N1 pois, já existe um tratamento, detectado no devido tempo, o que me preocupa de verdade é que pessoas com baixa renda não podem comprar um remédio (tamiflux) que custa quase meio salário mínimo. As pessoas estão aflitas com a nova gripe e a indústria farmacêutica triplicou seu faturamento neste semestre, as pessoas estão com medo da morte física e gastam fortunas com vitaminas e remédios se esquecendo da vida eterna. O H1N1 contamina o corpo, mas o pecado é o vírus que enfermiça a alma, Então o que realmente temer?
Mas como Paulo descreve para combater o vírus do pecado existe o Dom gratuito da vida que é Cristo Jesus, Deus em Cristo nos garante vida eterna, abundante e seu Reino que é paz, amor, alegria e justiça. O antídoto contra nossas mazelas, nossos erros e nossos pecados. Cristo é o médico dos médicos n’Ele há saúde e vida, e ainda que qualquer vírus venham a tentar te destruir, Ele é cura! Cura contra os vírus da tua alma, do teu corpo e do teu espírito, garantindo gratuitamente, a tua salvação. Cristo também afirma que não seria fácil viver em um mundo infectado “tereis aflições” mais insiste para que tenhamos “bom animo” pois Ele venceu e essa é a nossa vitória, que possamos como cristão/ãs receber deste antídoto que livra o vírus do mundo.
Que o Espírito Santo, o Consolador te capacite a criar anticorpos contra todo vírus que venha ameaçar teu código genético (Imago Dei). Na física podemos dizer que a ordem dos fatores não altera o produto 1Homem que salvou 1Nação[mundo], “1H1N” que possamos ser influenciados pela atitude da cruz como Paulo foi, e assim poderemos crer contra todo o tipo de desesperança.
“Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança.”(Sl 33,12)

Autor: Israel Alcantara da ROcha

3 comentários:

Ever.TON disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ever.TON disse...

Influeza Influência + ou - ?
sal da terra e luz do mundo (mt 5:13-16).
Nesses dias temos visto realmente uma Influencia moldando nossos dias, saimos de casa, pegas a condução, chegamos no trabalho, na casa do amigo, do familia e a 1º coisa que dizemos: vou lavar as mãos. Tendo em mente o seguinte: estou com minha mão cheia de Influenza H1N1, ou Gripe A como é conhecido.

Poxa vida algumas campanhas de conscientização governamentais,noticias no Jornal Nacional, etc, fizeram com que uma nção inteira mudasse habitos diarios, quem não lavava as mãos antes das refeições , passou a lavar, quem pegava condução não pensava 2 vezes antes de levar os dedos aos olhos, nariz ou boca, hoje o quadro é diferente. Isso para não citar em nivél mundial.

Não quero cair nas linhas do simplismo, mas quero correr o risco de dizer: "que influencia o povo de Deus tem exercido?"

Um virus tem feito pessoas converterem costumes por sua mortalidade evidente.

E o pecado esta devidamente anunciado pelos concientizadores quanto a tal, que ao final ele mata muito mais que o corpo, mas a alma?
O que quero dizer não é que devemos sair gritando: "Seu desgraçado, pecador, você vai para o Inferno".
Antes: todos que tem sede venhamos, todos infectados, cansados, destruidos, vamos beber da água da vida, reduzidos , abertos, prostrados, insulficientes...

Acredito que neste texto podemos interpretar nossa insulficiência humana e a Capacidade Divina contra um virus que a muitos milênios tem matado muito mais que o H1N1.
Mas graças a Deus que em Cristo há cura, não provido por laboratórios mas manipulado pelo Divino.

Detalhe: o remédio é Grátis.

Com Ele, não necessitaremos temer os rumores,não sendo imprudentes claro, mas com pelo menos o coração descansado e esperançoso que o corpo eterno está curado, por mais que o exterior se corrompa.


Romanos 6:23
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
João 1:12
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Romanos 10:13
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (vide verso 9)

REMÉDIO: é substância OU RECURSO usado para combater uma moléstia.

Unknown disse...

Falaeee Cara! Israel, mesmo não sendo religioso, gostei muito de seus textos cara! Voce faz algumas analogias realmente boas e escreve muito bem, além de tratar de uma forma coerente e perfeitamente clara para os leitores alguns temas polemicos! Muito legal meu Amigo, já ta aqui nos meus favoritos!Nos vemos amanhã...ou...Quase Todos os dias!!!Hehehe! Grande abraço meu caro! XD