terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O mal e a maldade...



"Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem" (Rm 12.21)

“Se Deus é bom e Todo-poderoso por que não acaba com o mal? Ou é bom, mas não é todo-poderoso mas não é bom.” (Frase atribuída a Epicuro – Filósofo grego)

"O Mal, como proposto nessa frase, não existe. O mal como ente só existiria se um ser absoluto o assumisse como seu caráter.
O mal que existe é a maldade, que é um desejo, uma decisão,
um comportamento.
Coisa de criatura, não de criador.
Para Deus acabar com o mal tem de acabar com os maldosos.
Para acabar com os maldosos ele pode optar pela aniquilação
ou pela conversão.
Se optar pela conversão tem de oferecer o perdão.
Para oferecer o perdão tem de assumir o ônus cobrado pela justiça". (Ariovaldo Ramos)


Sabemos que fomos criados, todos nós fomos criados para louvor da glória de Deus, mas durante este processo de transformação e de justificação pela fé através de Cristo somos tentados e inclinados para todo o tipo de ação malidicente que nos atrai através de nossa cobiça e ego-ismo ou ego-centrismo e porque não dizer nossa ganância exacerbada.

Nenhum tipo de maldade vem de Deus, nenhum mal vem de Deus, pois Deus nosso pai das luzes é amor, não compactua com nenhuma tendencia ou inclinação para o mal, não existe forma ou essência do mau em Deus nem em sua dinvidade.

Agora como seres humanos que somos fracos e tolos podemos optar por qual das atitudes (Bem x Mal) devemos tomar a cada dia e a cada momento, dentro de nós esta a chave da vida e esta em nossas mãos a chave do poder da decisão, pois como já ouvimos: "mal é a ausência do BEM, como o frio é a ausência do calor e a mentira é ausência da verdade". Isso comprova que não somos absolutos nem completos mas Deus em sua plenitude escolhe dar-nos escolhas o que podemos chamar de livre-arbitrío contra o mal, o melhor contra a maldade que esta em cada um de nós e que podemos provocar. Como podemos observar não tem nada a ver com o "ying e yang", pois no Divino e Supremo não possui maldade e sim todo sinal de vida e de amor, nem o mal possui sinal de bondade mas em nós seres inferiores que estamos em um processo de evolução (Quenosis) e de transcendência a maldade esta a nossa volta e por que não dizer sendo causada em nós e através de nós.
A fé cristã, porém realmente segue outra lógica. Deus soberanamente decide valorizar as pessoas como seus cooperadores/as com Ele na construção da história. O mal, portanto, é inerente à liberdade que Deus soberanamente decidiu conceder aos humanos, existe simultaneo ao bem.
No espaço dessa contigência, o bem e o mal não são apenas possiveis, como podem ser potencializados e anulados pelo arbitrio dos filhos/as de Deus.
"Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus". (3Jo 1.11) ARA
"Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a". (1Pe 3.9) ARCF


Autor: Israel Alcantara da ROcha


Nenhum comentário: