"E [Deus] ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres..." (Ef 4.11-15)
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
DIREITA OU ESQUERDA? E DEUS?
"Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo. Será que Cristo está dividido? foi Paulo crucificado por amor de vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?"
(1 Coríntios 1:12-13)
Durante os anos venho percebendo o quanto somos influenciado por partidos ou lados, ou seja em quase tudo vemos as seguintes perguntas: você é de direita ou esquerda? Você é contra ou a favor?
Podemos ver isso na política, na religião, nas ideologias, basta ter um ponto de vista ou um lado a defender onde exista uma “oposição”, pronto criamos um ser humano partidarista ou se preferir separatista.
Vou escrever e ficar na área da religião assunto onde também observamos com muito afinco esta divisão (direita/esquerda), vemos isso muito impregnado nas religiões afro brasileiras (exus bons e maus), mas gostaria de comentar sobre o ponto de vista teológico cristão.
De acordo com o chanceler da Universidade Mackenzie - Augustus Nicodemos “A direita teológica não se alinha necessariamente com a direita política – até porque [...], nunca houve de fato uma direita política, o que existe de fato é uma simpatia por parte dos conservadores teológicos para com a agenda republicana americana na luta pelos valores familiares, assim como o esforço pelo aborto, a eutanásia e o homossexualismo, mas não a ponto de identificação completa com o republicanismo...
... é impossível separar a teologia esquerdista da política esquerdista, pois todo adepto da teologia da libertação, por exemplo, é necessariamente esquerdista político, embora nem todo político seja adepto da teologia da libertação.” Norma Braga abrange que existe uma conexão entre a esquerda e o neoliberalismo porque partilham das mesmas características: o relativismo e o materialismo.
Bom isso é só um pouco da discussão e caberia em muitas folhas se fossemos abordar as divisões em todas as áreas, provocaríamos a muitos e gerando muita polêmica. Nossas discussões a cerca de nossos pontos de vista sempre nos dividirão (como a predestinação e o livre arbítrio/fundamentalistas e liberais/ conservadores e avivados), e nunca nos unirão. Será que Deus com toda a sua GRANDEZA, está preocupado com nossas ideologias, ponto de vistas e em que lado será que Deus está? Esquerda ou direita? Enquanto nos matamos para defendermos nossos ideais, nossos lados, vamos deixando Deus cada vez mais de lado e não no “centro” acima de tudo! E apesar de nós e de nossas posições políticas e religiosas DEUS é DEUS e pela nossa postura prepotente e arrogante moldamos Deus de acordo com nosso ideal e nossas interpretações, (Acredito no Deus que criou o homem, não no deus que os homens criaram. Autor desconhecido)nos esquecemos se pois criamos um ideologia é porque fomos criados, é porque existe um criador. PORQUE DO MESMO JEITO CONFUNDIMOS NOSSAS MÃOS ENTRE DIREITA E ESQUERDA ESTAMOS CONFUSOS NESTE MUNDO.
"Quem não é comigo, é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha."
(Lucas 11:23)
Autor: Israel A.Rocha
MULHERES E O MUNDO DOS HOMENS
"A mulher graciosa guarda a honra como os violentos guardam as riquezas."
(Provérbios 11:16)
Já fazem algum tempo que as mulheres estão a cada dia mais querendo seu lugar ao sol, ou melhor querer disputar a cada dia o mesmo direito e espaço que os homens tem (que diga-se de passagem não é lá estas coisas).
E esta transição recebeu o nome durante os anos de: liberação da mulher, regime igualitário, feminismo e outros diferentes rótulos para expressar a mesma conotação.
Mas como um caro escritor escreveu: “durante milênios a participação da mulher na sociedade ocidental representou uma alternativa real ao modo masculino de agir e pensar” (Paulo Brabo)
Pois se nós pararmos para analisarmos os milênios atrás o mundo dos homens sempre foi o mundo das obsessões da testosterona: agressividade, competitividade, dos combates, acumulação compulsiva (de territórios, bens, e parceiros sexuais).
O mundo dos homens sempre foi das conquistas e rivalidades, e portanto dos capitalismos. O domínio da mulher por sua vez era do imponderável como: o amor, silêncio, compaixão a generosidade, expressividade, a pausa, o cultivo, sacrifício. As mulheres cultuavam o afeto enquanto o homem cultuou sempre sua performace.
O homem sempre priorizava os objetivos e as mulheres o relacionamento (observamos isto ainda hoje quando fazemos compras), a postura do homem era a de sair para a guerra, enquanto a mulher abraçava a esperança de que o homem percebesse a idiotice do combate.
O mundo do homem era sair para trabalhar e caçar; enquanto a mulher INFINITAMENTE MAIS PODEROZA E INFLUENTE governava da sua cadeira todas as coisas e faziam com que os homens girassem ao seu redor como as baratas tontas.
As mulheres ao reivindicarem os mesmos direitos dos homens ou seja conquistar seu espaço, estão dando aval as besteiras e idiotices que o homens fazem (querendo serem como eles ou ter os mesmos espaços). E como conseqüência disso, o ocidente sofreu um grande impacto na “biodiversidade” cultural, e o capitalismo voltou pra casa com o braço cheio de troféus.
Não associamos mais a mulher com a feminilidade e por causa e efeito a história e a arte vem sofrendo grande revisões, é difícil identificar algo como “feminino” hoje em nossos dias. Agora a performace está com as mulheres e o afeto com os homens? De acordo com Brabo: “na verdade apenas os homens e seu mundo é que são honrados, mas a maioria das mulheres parece aplacar diante desta insultuosa homenagem... O capitalismo [...] celebra nessa capitulação das mulheres à combatividade masculina [...]. Assim que a mulher caiu na tentação do mundo dos resultados, a oferta de mão de obra dobrou instantaneamente, e o mercado encheu-se de possibilidades e promessas que renderam grandes lucros”. É a mulher não tem tempo de governar (casa, filhos e marido), por sua luta pela independência financeira, a industria infantil cresceu muito e é o maior poder de compras do mercado hoje.
Querer o lugar ao sol, na verdade o que realmente está acontecendo e a perda do lugar da sombra e água fresca, seduzidas por esta conversa as mulheres perderam muitos privilégios inclusive o de zombar do modo como vivem os homens (pois querem ser melhores que eles). Não estou aqui defendendo uma posição machista só estou tentando clarear algumas inquietações. Pois ser mulher não é ser do lar, o mundo já é das mulheres mais a cada dia elas vão conquistando o mundinho dos homens reafirmando que eles estão certos, mas fazem as coisas erradas.
Autor: Israel A. Rocha
VIDA CRISTÃ
"mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome."
(1 Pedro 4:16)
A vida cristã não tem nada haver com o que podemos fazer por Deus ou pelo planeta terra... Tem haver com o reconhecimento e a aceitação do que DEUS está fazendo por nós, e pelo que já fez pelo mundo na CRUZ!!!
O Cristianismo é a solução não para o mundo, mas para as pessoas deste mundo, que não querem viver sob o julgo da escravidão! Existe solução!
Ainda existe uma cruz no fim do túnel!
Autor: Israel A. Rocha
IGREJA HOJE EM DIA...
"não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia."
(Hebreus 10:25)
A perguta que não quer calar:
Pastor eu posso ser feliz sem ir na Igreja??
A resposta:
Pode! como também pode ser feliz indo à Igreja!!
Nossa felicidade naum depende da igreja depende de nossas escolhas!
Vivemos a cada dia um "individualismo" terrivel por este motivo muitas pessoas não querem ir a Igreja pois la teremos momentos em comunidade e diversidade (diferenças). Assim como existem pessoas que preferem os animais de extimação pois eles nunca discordarão (pois são passiveis as suas reclamações e indigninações) delas.
A Igreja não é uma pílula mágica que você toma, algo que valida seu bilhete de entrada no céu. Não é um clube social que você entra e freqüenta para ficar do lado de pessoas que falam, pensam, se parecem ou agem como você...
...A Igreja é um lugar para se ouvir Deus, entender nossa vida, adorar e louvar a Deus, um lugar ONDE SOMOS DESAFIADOS A MUDAR!!!
Eu creio Que Cristo Jesus é a esperança deste mundo e que "algumas" igrejas são o sinal de seu glorioso Reino, não porque fazem tudo certo, mas porque é um corpo que tem Cristo como Cabeça!!!!
Autor: ISrael A. Rocha
Assinar:
Postagens (Atom)