terça-feira, 3 de janeiro de 2012

DIREITA OU ESQUERDA? E DEUS?



"Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo. Será que Cristo está dividido? foi Paulo crucificado por amor de vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?"
(1 Coríntios 1:12-13)

Durante os anos venho percebendo o quanto somos influenciado por partidos ou lados, ou seja em quase tudo vemos as seguintes perguntas: você é de direita ou esquerda? Você é contra ou a favor?
Podemos ver isso na política, na religião, nas ideologias, basta ter um ponto de vista ou um lado a defender onde exista uma “oposição”, pronto criamos um ser humano partidarista ou se preferir separatista.
Vou escrever e ficar na área da religião assunto onde também observamos com muito afinco esta divisão (direita/esquerda), vemos isso muito impregnado nas religiões afro brasileiras (exus bons e maus), mas gostaria de comentar sobre o ponto de vista teológico cristão.
De acordo com o chanceler da Universidade Mackenzie - Augustus Nicodemos “A direita teológica não se alinha necessariamente com a direita política – até porque [...], nunca houve de fato uma direita política, o que existe de fato é uma simpatia por parte dos conservadores teológicos para com a agenda republicana americana na luta pelos valores familiares, assim como o esforço pelo aborto, a eutanásia e o homossexualismo, mas não a ponto de identificação completa com o republicanismo...
... é impossível separar a teologia esquerdista da política esquerdista, pois todo adepto da teologia da libertação, por exemplo, é necessariamente esquerdista político, embora nem todo político seja adepto da teologia da libertação.” Norma Braga abrange que existe uma conexão entre a esquerda e o neoliberalismo porque partilham das mesmas características: o relativismo e o materialismo.
Bom isso é só um pouco da discussão e caberia em muitas folhas se fossemos abordar as divisões em todas as áreas, provocaríamos a muitos e gerando muita polêmica. Nossas discussões a cerca de nossos pontos de vista sempre nos dividirão (como a predestinação e o livre arbítrio/fundamentalistas e liberais/ conservadores e avivados), e nunca nos unirão. Será que Deus com toda a sua GRANDEZA, está preocupado com nossas ideologias, ponto de vistas e em que lado será que Deus está? Esquerda ou direita? Enquanto nos matamos para defendermos nossos ideais, nossos lados, vamos deixando Deus cada vez mais de lado e não no “centro” acima de tudo! E apesar de nós e de nossas posições políticas e religiosas DEUS é DEUS e pela nossa postura prepotente e arrogante moldamos Deus de acordo com nosso ideal e nossas interpretações, (Acredito no Deus que criou o homem, não no deus que os homens criaram. Autor desconhecido)nos esquecemos se pois criamos um ideologia é porque fomos criados, é porque existe um criador. PORQUE DO MESMO JEITO CONFUNDIMOS NOSSAS MÃOS ENTRE DIREITA E ESQUERDA ESTAMOS CONFUSOS NESTE MUNDO.

"Quem não é comigo, é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha."
(Lucas 11:23)

Autor: Israel A.Rocha

Nenhum comentário: