domingo, 20 de dezembro de 2009

A Biblia em "Xeque Mate"

"Um livro pode mudar a vida inteira de uma pessoa" (Malcom X)
"Sou um homem de um Livro [Bíblia Sagrada] só..." (John Wesley)



“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 2.16-17)

Peguei recentemente uma revista super-interessante já antiga com o titulo: “Bíblia, palavra de Deus ou escrita por homens?” Tentando denegrir ou desmistificar as Sagradas Escrituras, tentando explicar a fé através da ciência. Tolice, ou melhor sendo mais claro, pessoas desocupadas.
Na verdade percebi que no ano deste fascículo outras revistas trouxeram o mesmo assunto tentar por a Bíblia em “cheque mate”.
Bom vou tentar contra argumentar ou argumentar junto sobre a Biblia, primeiro realmente quero afirmar que a Bíblia foi escrita sim, por pessoas como eu e você e me estranharia se fosse escrita por um cachorro ou uma girafa quem sabe, mas Deus já até usou uma mula pra falar por que não usaria um homem ou mulher para escrever seus conselhos.
Em segundo lugar a Bíblia é um livro de conselhos “divinos”, podemos dizer assim, fonte de “inspiração” de Deus para seus filhos/as, fonte de inspiração do eterno para alguns pobres mortais (Sl 119.105), que tem como intenção conduzir todos os seus leitores que vivem tortuosamente para caminhos de vida e de luz.
Em terceiro a bíblia é um mistério até hoje não é possível analisá-la somente cientificamente pois é uma coetânea de livros que apenas retrata a fragilidade humana, seus autores diversos diante das circunstâncias diversas, demonstraram que a revelação das verdades eternas, podiam se dar dentro de contextos geográficos, sociais e culturais distintos.
As Sagradas Escrituras revelam também a encarnação do divino, assim mostrando que Deus se fez pequeno como nós para nos demonstrar que é possível ser melhor, e com isso deixou de ser apenas uma especulação filosófica ou religiosa, e nisto esta sua singularidade. Diante disto faço algumas perguntas sobre a Bíblia:
Ela é a palavra de Deus?
Ela contém a palavra de Deus?
Ela se torna a palavra de Deus?
Neste mundo sedento por esperança, a Bíblia pode se tornar um manancial de vida, desde que volte a ser o livro de cabeceira que alimente a vida devocional e o alicerce dos princípios que nortearão as decisões do dia-a-dia.

“a Bíblia não diz o que é felicidade, mas que tipo de gente é feliz.” (Ariovaldo Ramos)


“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hb 4.12)
Autor: Israel Alcantara da ROcha

Nenhum comentário: